JS-0605 - JavaScript Completo ES6 - API e HTTP

JS-0605 - JavaScript Completo ES6 - API e HTTP
Publicado em 21/04/2021 20h04
Visualizações: 353

Relacionando métodos HTTP com a API

API (Application Interface Programming)

Seja um servidor, um aplicativo, um objeto JavaScript ou qualquer outro dispositivo onde seja possível a interação através de comandos, estamos utilizando uma aplicação.

A programação, se refere aos encadeamento de comandos que são disparados a cada ação via aplicação, onde se espera um resultado e são previamente definidos.

A interface são os comandos criados para permitir a interação com a aplicação. Nos objetos do JavaScript, a interface são os métodos que permitem a interação com a aplicação (navegador no caso de uma Web API).

Como exemplos de API temos o GitHub, onde interagindo sobre a API (https://api.github.com) e utilizando um dos métodos disponíveis (que requerem parâmetros ou não), receberemos o resultado no formato JSON:

JS-0605 - JavaScript Completo ES6 - API e HTTP

HTTP (Hypertext Transfer Protocol)

HTTP/HTTPS são os protocolos utilizados para o envio e recepção de dados via web.

Uma requisição é realizada através de uma URL. O método padrão é o GET, mas existem outros, tais como; POST, UPDATE, DELETE etc.

Abaixo, um exemplo de um POST disparado para a url de perda de senha do meu projeto Dogs. A constante options contém o método, o headers e o corpo, sendo este último os dados que são requeridos pela API para executar determinada ação (recuperação de senha). Os dados são enviados pelo Fetch e o console.log é o retorno da API que já está configurado.

JS-0605 - JavaScript Completo ES6 - API e HTTP

Métodos utilizados:

Os métodos mais utilizados são os seguintes:

  • GET: realiza a solicitação da informação (posts, usuários etc);
  • POST: envia dados para a API (criação de posts, usuários etc);
  • PUT: utilizado para atualizar dados, utilizando como parâmetro um registro existente. É um "POST" em um dado existente;
  • DELETE: deleta um registro; e
  • HEAD: realiza solicitação de metainformações dos headers.

Ainda temos outros:

  • TRACE: ecoa o pedido, de maneira que o cliente possa saber o que os servidores intermediários estão mudando em seu pedido;
  • OPTIONS: recupera os métodos HTTP que o servidor aceita; e
  • CONNECT: para usar com um proxy que possa se tornar um túnel SSL e TLS.

CORS:

Quando realizados requisições via API é muito comum ocorrer erros de políticas de CORS (Cross-Origin Resource Sharing), que é um método de gerência sobre o compartilhamento de recursos entre diferentes origens (cliente x servidor e servidor x servidor).

É definido no servidor a permissão ou não a recursos através de scripts por outros sites, utilizando o Access-Control-Allow-Origin. Se o servidor não permitir o acesso, este será bloqueado, contudo, é possível passar por cima do bloqueio utilizando um proxy, não garantindo assim a segurança total.

Veja também:

Confira mais artigos relacionados

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade

Sim, eu aceito. Não, eu não aceito.