JS-0405 - JavaScript Completo ES6 - Number e Math

Os objetos nativos para manipulação de números
O objeto nativo Number é uma função construtora de números, passando sua propriedades e métodos através de seu prototype.
Para criar um objeto number pode ser utilizado tanto o construtor, quanto declarando um valor numérico em uma variável (tudo é objeto). Ex:
Alguns métodos utilizados pelos objetos de Number são os seguintes:
- isNAN() e isInterger(): isNaN é um método que não faz parte do protótipo de Number, não sendo acessível através do prototype, que verifica se um um parâmetro é um NaN (not a number) retornoando true se for NaN e false se não for um NaN (string não é NaN). O isInterger retorna true para um número inteiro e false caso contrário. Ex:
- parseFloat() e parseInt(): o método parseFloat() retorna um número a partir de uma string, devendo esta começar com um número (não pode ser 'R$ 1.99'). O parseInt retorna um número inteiro desta string ou número passados como parâmetro, aceitando um segundo parâmetro Radix, base numérica, sendo o padrão 10 (base decimal). Ex:
- toFixed(decimais): arredonda o número com base no total de casas decimais passadas como argumento, acessível pelo prototype de Number retornando uma string. Ex:
- toString(radix): transforma o número em uma string com base no Radix. Ex:
- toLocaleString(lang, options): formata o número de acordo com o idioma e opções passadas e forma de objeto. Ex:
O objeto nativo Mathnão é um construtor, mas se relaciona com o Number por possuir propriedades e métodos de expressões matemáticas comumente utilizadas.
- Algumas propriedades estáticas:
- Math.abs(), Math.ceil(), Math.floor() e Math.round(): abs() retorna o valor absoluto, transformando negativo em positivo. O método ceil() arredonda para cima, retornando sempre um inteiro, bem como o floor(), arredondando para baixo. Já o round() arredonda para o número inteiro mais próximo. Ex:
- Math.max(), Math.min() e Math.random(): o método max() retorna o maior número contido em uma lista de argumentos e o min() retorn o menor número. O método random() retorna um número aleatório entre 0 e 1 sendo utilizado como um multiplicador para uma faixa de números randômicos. Ex: