JS-E02 - Efeito Chacoalhar (shake) com JavaScript

JS-E02 - Efeito Chacoalhar (shake) com JavaScript
Publicado em 19/01/2021 22h14
Visualizações: 419

Aprenda a realizar um efeito de chacoalhar de maneira simplificada e controlável

O efeito de chacoalhar um elemento do DOM é facilmente implementável com CSS.

Contudo, em meu trabalho eu desejava implementar este efeito como retorno a uma tentativa de login mal sucessidade, para balançar a caixa de login e chamar a atenção do usuário. Como eu já tinha um retorno via JSON de falha, nesse retorno eu coloquei a chamada da função para tremer a div de login.

O sistema que desenvolvo em meu trabalho funciona em um ambiente de intranet. Para permitir a disseminação do eocnteúdo, implementei neste site na página Sobre, na seção com a imagem abaixo em um momento de entrada do mouse (mouseEnter):

JS-E02 - Efeito Chacoalhar (shake) com JavaScript

O código deste efeito em JavaScriptb é o seguinte:

//EFEITO SHAKE
function shake(el) {
    var ang = -10;
    var prefix = (function () {
        var styles = window.getComputedStyle(document.documentElement, ''),
        pre = (Array.prototype.slice.call(styles).join('').match(/-(moz|webkit|ms)-/) || (styles.OLink === '' && ['', 'o']))[1];
        if (pre == 'moz')
        return '';
        return '-' + pre + '-';
    })();
    var qtd = 0;
    var shakeInterval = setInterval(function () {
        ang = -ang;
        el.style[prefix + 'transform'] = 'rotate(' + ang + 'deg)';
        qtd++;
        if (qtd > 5) {
            el.style[prefix + 'transform'] = 'rotate(0deg)';
            clearInterval(shakeInterval);
        }
    }, 100);
}

Na seção escolhina, eu simplesmente adcicionei o evento onmouseenter na tag, passando a referência do elemento com o this, da seguinte forma:

onmouseenter="shake(this)"

JS-E02 - Efeito Chacoalhar (shake) com JavaScript

Explicando o script:

A função shake recebe o elemento "el".

A variável ang define a variação em graus (-10). Esse é um dos parâmetros que poderá ser configurado. O valor é negativo para que seja transformado em seu sinal oposto dinamicamente dentro da variável interna shakeInterval.

A variável prefix verifica as propriedades do motor de renderização do navegador, analisando se será necessário acrescentar --moz ou --webkit no estilo da tag para executar a variação angular.

A variável qtd receberá o número de rotações para encerrar o intervalo e inicia zerada.

A variável shakeInterval executa a função rotate do CSS passando o ângulo de rotação com a unidade deg, através da função setInterval. O parâmetro passado como intervalo é de 100 milissegundos, que poderá ser configurado.

A cada variação a variável qtd é incrementada. Defini como limite de repetições 5, mas fica a critério, incluindo a não interrupção da variação. Quando qtd chega a 5 o estilo do elemento é definido em rotate(0deg), restabelecendo sua posição inicial, e é executada a função de encerramento do setInterval, o clearInterval na variável shakeInterval.

Veja também:

Confira mais artigos relacionados

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade

Sim, eu aceito. Não, eu não aceito.