JS-0102 - JavaScript Completo ES6 - Linguagem

JS-0102 - JavaScript Completo ES6 - Linguagem
Publicado em 12/12/2020 12h54
Visualizações: 470

Um breve resumo sobre o todo poderoso JS

O Javascript é uma linguagem de programação interpretada, onde, diferente da compilada, o resultado do código não é executado diretamente pelo sistema operacional ou processador, e sim por um interpretador. Nos projetos de desenvolvimento web, o navegador é o interpretador.

Para exemplificar, o console do navegador poderá ser utilizado para teste, clicando no F12 e digitando uma função simples nele:

function somar (a, b) {
    return a + b;
}
Ainda no console, chamando esta função passando dois parâmetros numéricos, por exemplo:
somar(2 + 3);
O resultado na linha seguinte será 5.

Nas próximas postagens desta série serão definidos os conceitos de variáveis, funções e afins utilizadas neste exemplo básico.

O JS é utilizado principalmente no front-end das aplicações, através da manipulação do DOM (Modelo de Objeto do Documento) e comunicação assíncrona com o servidor (requisição de dados e informações para a manipulação do front-end sem o carregamento da paǵina dentre outras aplicações. No back-end, é utilizado para a comunicação com o banco de dados, manipulação de arquivos dentre outras possibilidades, sendo para este fim, amplamente utilizado o Node. E por último, o nosso JS é utlizado em alguns jogos, aproveitando os recursos do HTML.

Importante: O JavaScript não é Java, ainda que sejam marcas registradas da Oracle, estas duas linguagens de programação possuem sintaxe, semânticas e usos muito diferentes.

Veja também:

Confira mais artigos relacionados

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade

Sim, eu aceito. Não, eu não aceito.